sábado, 4 de julho de 2009

Primeira Postagem

Esta é a primeira postagem do blog. Estou iniciando com uma pequena reflexão sobre o sistema em que vivemos, sendo condicionados desde a infância a sermos manipulados e enganados.

É interessante como o sistema capitalista tende a ridicularizar ou desacreditar aqueles que simplesmente pensam diferente ou aqueles que criticam o sistema. Há algum tempo está veiculando na mídia uma propaganda em que todos estão em um bar e de repente uma moça desajeitada, fora de moda e de óculos (veja como querem ridicularizar!) que fala que estamos em plena uma crise mundial (subentendemos que seja a questão ambiental e também econômica, bem como social). O Marcos Palmeira (me admira, um ator que se engaja em causas ambientalistas) fala a simples palavra TRISTEZA e todos passam a cantar – por favor vá embooora...

Será que temos que nos acostumar com tudo como está? Será que sentar em um bar e tomar todas cantando com os amigos faz com que o mundo fique melhor? Sinceramente eu acho que é divertido, por um tempo curtíssimo. É bom sentar com os amigos. Melhor ainda é sentar com eles para construir algo, pensar num mundo melhor. Um mundo em que as pessoas se olhem todas nos olhos. É preciso ao menos que todos tenham as mesmas oportunidades. Será que temos? Será que uma pessoa que nasce nos países subdesenvolvidos tem a mesma oportunidade que nos grandes centros de desenvolvimento? Será que dentro de um país uma pessoa pobre tem as mesmas condições de uma pessoa rica?

É chato criticar, incomoda. Quem vai querer ler esse texto? Mas eu simplesmente não consigo me calar tamanha vergonha que tenho em comungar com esse sistema – tento sobreviver nele – ao menos ainda não entrei na prostituição completa em que vendo meu trabalho a preços injustos por uma “estabilidade”. Só querem saber de produção. Só querem saber que trabalhemos. Ainda estou trabalhando em causas que acredito fazerem o bem a outrem. Ensino – quero antes de tudo que os estudantes aprendam a ser críticos – algo que demorei anos a aprender. É duro. Dói. Mas é extremamente necessário.

Algumas coisas nesse mundo me deixam felizes. Estava também hoje vendo a entediante TV e acabei vendo o filme despretensioso Formiguinha Z. Um filme infantil, mas que traz importantes reflexões para as crianças. Lembra que história infantil sempre tinha uma moral da história? Sempre nos ensinavam a não mentir, a manter a família (pequena célula que reproduz o sistema). Moral da história: Não devemos acreditar em tudo o que nos dizem, devemos ver o que há por trás. Pessoas que pensam incomodam, mas são extremamente importantes. Não precisamos ficar repetindo o que o sistema nos manda fazer, somos livres para escolher (apesar do personagem escolher ser o que “nasceu” para ser – um pequeno retrocesso, mas não destrói os bons ensinamentos do filme).

Um comentário: